Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24286
Título: Educar para preservar: um estudo sobre a importância e a eficácia da educação ambiental nas escolas do município de Santa Luzia/PB
Autor(es): Nobrega, Terezinha Alves da
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Sustentabilidade
Data do documento: 29-Jul-2021
Resumo: A conscientização ambiental se faz imprescindível, no mundo de hoje, em vista da necessidade de preservação do planeta em todas as suas dimensões, seja meio ambiente natural, urbano, de trabalho, doméstico, enfim, todos os vieses da vivência social, necessitam de um redobrado e consciente cuidado, para que possam se desenvolver e perdurar de forma harmônica, sustentável e dotada de urbanidade. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender qual a contribuição do ensino de Educação Ambiental nas escolas do município de Santa Luzia-PB, no tocante a formação de cidadãos responsáveis com o meio ambiente. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e desenvolveu-se por meio de questionários estruturados, direcionados a discentes, docentes e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino, público e privado do município de Santa Luzia. Os resultados demonstraram que a educação ambiental vem sendo tratada com a devida importância dentro das escolas do município de Santa Luzia, dessa forma, as instituições de ensino – Federal, Estadual e Municipal - cumprem com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, bem como o que disciplina a Lei de educação ambiental. No entanto, percebeu-se a necessidade em ampliar a sensibilização acerca dessa temática, principalmente no que se refere a implementação de ações efetivas, que contribuam para pôr em prática uma mudança de hábitos que possa garantir a sustentabilidade do planeta.
Descrição: NOBREGA, Terezinha Alves da. Educar para preservar: um estudo sobre a importância e a eficácia da educação ambiental nas escolas do município de Santa Luzia PB.2021.26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia- EAD), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24286
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Terezinha Alves da Nobrega.pdfPDF- Terezinha Alves da Nobrega800.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito298.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.