Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Mônica Santos da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-13T19:05:43Z-
dc.date.available2021-08-13T19:05:43Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24288-
dc.descriptionALBUQUERQUE, M. S. da S. A brincadeira Como construtora da autoestima da criança negra. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as brincadeiras as quais fazem parte do universo lúdico infantil, elas têm papel importante no desenvolvimento humano, uma vez que promovem a interação e a socialização, além de favorecer a criança no estabelecimento das relações sociais e estimular a construção de conhecimento para que possa se desenvolver integralmente. Esta pesquisa apresenta como as brincadeiras afro-brasileiras na fase da educação infantil, podem ser métodos que auxiliam no combate às práticas discriminatórias, já que estas possibilitam à criança conhecimento sobre si e o outro. Bem como a atuação do/a professor/a como mediador no processo de socialização e inclusão das crianças negras junto às demais na sala de aula e nos momentos de recreação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem multirreferencial, e demonstra o valor educativo das brincadeiras afro brasileiras e africanas e como elas podem ser aliadas na construção da identidade das crianças negras. Deste modo, a criança quando brinca desenvolve a criticidade, solidariedade e compreensão de igualdade. Por isso, a necessidade de profissionais conhecerem a importância e valorizar o ato de brincar e a ludicidade que o acompanha. Concluímos que a brincadeira favorece ao/a professor/a infinitas possibilidades a prática pedagógica ao ser utilizada como recurso no processo ensino-aprendizagem de qualquer conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Waldeci Ferreira Chagaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleA brincadeira como construtora da autoestima da criança negrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Santos da Silva AlbuquerquePDF - Mônica Santos da Silva Albuquerque851.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito215.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.