Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Mônica Santos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T19:05:43Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T19:05:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24288 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, M. S. da S. A brincadeira Como construtora da autoestima da criança negra. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as brincadeiras as quais fazem parte do universo lúdico infantil, elas têm papel importante no desenvolvimento humano, uma vez que promovem a interação e a socialização, além de favorecer a criança no estabelecimento das relações sociais e estimular a construção de conhecimento para que possa se desenvolver integralmente. Esta pesquisa apresenta como as brincadeiras afro-brasileiras na fase da educação infantil, podem ser métodos que auxiliam no combate às práticas discriminatórias, já que estas possibilitam à criança conhecimento sobre si e o outro. Bem como a atuação do/a professor/a como mediador no processo de socialização e inclusão das crianças negras junto às demais na sala de aula e nos momentos de recreação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem multirreferencial, e demonstra o valor educativo das brincadeiras afro brasileiras e africanas e como elas podem ser aliadas na construção da identidade das crianças negras. Deste modo, a criança quando brinca desenvolve a criticidade, solidariedade e compreensão de igualdade. Por isso, a necessidade de profissionais conhecerem a importância e valorizar o ato de brincar e a ludicidade que o acompanha. Concluímos que a brincadeira favorece ao/a professor/a infinitas possibilidades a prática pedagógica ao ser utilizada como recurso no processo ensino-aprendizagem de qualquer conteúdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Criança negra | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | A brincadeira como construtora da autoestima da criança negra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mônica Santos da Silva Albuquerque | PDF - Mônica Santos da Silva Albuquerque | 851.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 215.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.