Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2430
Título: Dificuldades na relação professor-aluno: um estudo de caso
Autor(es): Pereira, Elaine Mota
Palavras-chave: Educação
Relação Professor-Aluno
Aprendizagem
Desempenho Escolar
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente artigo tem como intuito investigar as concepções de alunos e professores sobre as dificuldades encontradas no relacionamento professor-aluno em sala de aula, dificuldade esta que é refletida no desempenho escolar dos discentes. Na busca por uma reflexão, diante dessa problemática, o referencial teórico situa-se em leituras da ciência psicológica e da educação a respeito da prática pedagógica e da afetividade na relação professor -aluno. Foi utilizada uma metodologia de perspectiva descritiva e comparativa, partindo de um estudo de caso. Os participantes desta pesquisa foram 10 professores e 30 alunos de uma Escola da rede pública estadual, situada no Município de Campina Grande. Para fins elucidativos desta investigação foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários do tipo misto, contendo perguntas objetivas e subjetivas. A partir dos dados obtidos foi confirmado que tanto professores quanto alunos consideram importante a manutenção de um bom relacionamento professor-aluno, de um bom convívio, como condição para a facilitação da relação com as matérias escolares. Diante dos resultados obtidos se solicita uma reflexão sobre a importância dessa relação no contexto do processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: Pereira, E. M. Dificuldades na relação professor-aluno: um estudo de caso. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2430
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Mota Pereira.pdfElaine Mota Pereira1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.