Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24315
Título: Diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Cajazeiras-PB
Autor(es): Brasil, Wesley Lima
Palavras-chave: Saneamento Básico
Saúde Pública
Engenharia Sanitária
Data do documento: 28-Jul-2021
Resumo: Com o crescimento desordenado das cidades, o esgoto sanitário se tornou um dos principais fatores para a poluição dos corpos d’água, devido à falta de planejamento e do desenvolvimento do saneamento básico. Por meio disso, se criou a necessidade de analisar seus componentes, afim de caracterizar o sistema, com a ajuda de indicadores de desempenho (ID), visando expor problemas relevantes a temática, na busca de promover o avanço na qualidade de vida das pessoas. Pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), foi possível a obtenção de dados, proporcionando a caracterização dos elementos operacionais, econômicos financeiros e administrativos. O estudo teve como objetivo desenvolver o diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário de Cajazeiras - PB, caracterizando seu sistema através da sua infraestrutura, indicadores operacionais e financeiros econômicos e administrativos. Por sua vez, as informações da infraestrutura do esgotamento sanitário foram obtidas por intermédio de um questionário, através do qual a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGPEA), detentora das informações, forneceu os dados. Assim tornando possível a discussão do sistema de esgotamento sanitário de Cajazeiras, entendendo seus aspectos positivos, suas principais falhas e possíveis melhorias. Dando a devida importância aos instrumentos que proporcionam o absoluto funcionamento do sistema, desde sua coleta ao tratamento, afim de auxiliar na tomada de decisão e prestação do serviço.
Descrição: BRASIL, Wesley Lima. Diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Cajazeiras-PB. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24315
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Wesley Lima Brasil.pdfPDF- Wesley Lima Brasil1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTermo de Depósito632.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.