Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2431
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria do Carmo da | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T19:21:35Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T19:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2431 | - |
dc.description | Silva, M. do C. da. Gêneros textuais orais como objeto de ensino-aprendizagem: um desafio para o ensino de língua portuguesa. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso é fruto de um estudo realizado acerca do ensino de gêneros textuais orais em escolas públicas de ensino fundamental – anos finais, e médio. O objetivo principal da pesquisa foi investigar se o ensino de língua portuguesa utiliza os gêneros textuais orais como objeto de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi de natureza qualitativa, de procedimento descritivo-interpretativo, uma vez que buscou compreender o ensino de língua materna, no que concerne ao trabalho realizado com os gêneros textuais orais, por meio da descrição e análise de dados obtidos em questionários. O locus do estudo foram quatro escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB, pertencentes a rede estadual de ensino. Os sujeitos desta investigação foram 10 docentes de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e do ensino Médio das referidas escolas - campo de pesquisa. A coleta de dados foi feita mediate aplicação de questionários, composto por perguntas dissertativas e objetivas, aos professores de língua portuguesa das escolas supracitadas. A análise dos dados deu-se mediante as teorias da oralidade, do ensino de língua materna e da concepção sóciointeracionista de linguagem. Os resultados da pesquisa indicam que, apesar dos docentes investigados terem conhecimentos acerca da importância do ensino dos gêneros orais no atual contexto social, eles não sabem conduzir atividades sistematizadas com a oralidade e seus gêneros de forma adequada em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.title | Gêneros textuais orais como objeto de ensino-aprendizagem: um desafio para o ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Carmo da Silva.pdf | Maria do Carmo da Silva | 588.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.