Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2435
Título: Martín Fierro y Fabiano: dos vidas marcadas por la marginalización
Autor(es): Silva, Analy Oliveira da
Palavras-chave: Língua Espanhola
Analise do discurso
Lingüística aplicada
Literatura gauchesca
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Escrita à maneira dos gaúchos, a literatura gauchesca nasce na Argentina no século XIX, a fim de denunciar as injustiças sofridas pelos gaúchos e a maneira desumana como são tratados. Uma das maiores obras da literatura gauchesca é Martín Fierro, de José Hernández, na qual o personagem Martín Fierro, um homem que por ser gaucho vive sujeitado, excluído e à margem da sociedade, conta sua história. Nesse trabalho vamos focalizar a questão do sujeito assujeitado presente em Martín Fierro, comparando com a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, na qual o personagem Fabiano, por ser pobre, também vive a situação de exclusão e marginalização social. A primeira obra trata da condição de vida do gauchona Argentina, e a segunda do sertanejo no Brasil, tratando-se então de duas histórias distintas – marcadas, porém, pela miséria e animalização do homem. A fim de embasar a análise comparativa das obras, utilizaremos a teoria do filósofo alemão Martin Buber sobre a questão da alteridade, tratada em seus livros Eu e Tue Do diálogo e do dialógico.
Descrição: Silva, A. O. da. Martín Fierro y Fabiano: dos vidas marcadas por la marginalización. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2435
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Analy Oliveira da Silva.pdfAnaly Oliveira da Silva538.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.