Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24377
Título: Administração Pública: evolução da governança e planejamento público frente aos princípios constitucionais
Autor(es): Viana, Elbiene Cardoso Dantas
Palavras-chave: Planejamento público
Princípios constitucionais
Governança
Data do documento: 8-Jul-2019
Resumo: O estudo em foco se propõe a analisar a evolução da governança e planejamento público frente aos princípios constitucionais na administração pública. Este artigo trata dos aspectos teóricos sobre os modelos de administração pública e do sistema legal de planejamento público como perspectiva sobre o futuro. Para tanto, o presente trabalho faz uma revisão bibliográfica, relacionada ao conceito de governança, no sentido de ressaltar que este procedimento é resultante da interação de uma multiplicidade de agentes que se auto influenciam na condução de esforços para alcançar os objetivos sociais. Assim, conclui-se que a ideia central de administração quando aplicada a funções de planejamento é a ação corretamente calculada para realizar objetivos intencionalmente projetados. Desta forma, diante dos objetivos traçados e da questão formulada sobre a evolução da governança e planejamento público, constata-se que o princípio do planejamento estabelecido pelo Decreto-lei n° 200/67, na qual preconiza que a ação governamental deveria obedecer a um planejamento com vistas a promoção do desenvolvimento econômico-social da nação brasileira, mediante a orientação do plano anual e plurianual, torna-se indispensável para o desenvolvimento dos demais planos setoriais e regionais do Governo.
Descrição: VIANA, Elbiene Cardoso Dantas. Administração Pública: evolução da governança e planejamento público frente aos princípios constitucionais. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública), Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24377
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elbiene Cardoso Dantas Viana.pdfPDF - Elbiene Cardoso Dantas Viana381.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito404.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.