Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Denize Maria Leal Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T13:27:28Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10T13:27:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24393 | - |
dc.description | MONTEIRO, D. M. L. R. O ensino de geografia no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre os alunos do campo da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha no município de Lagoa Seca - PB. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da suspensão das atividades presenciais, no mês de março de 2020, devido a situação pandêmica ocasionada pelo novo coronavírus, os estudantes dos diversos níveis de ensino tiveram sua rotina alterada. Diante desse contexto, as TICs, que estavam em processo de inserção na realidade educacional, tendo em vista o avanço do meio técnico-científico-informacional, foram acionadas de maneira ainda mais intensa, o que provocou uma nova conjuntura educacional. Particularmente, para os alunos do campo, o ensino remoto trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando significativamente no aprendizado, não sendo diferente para o ensino de geografia. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender as novas dinâmicas que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do campo do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, Lagoa Seca-PB, durante o cenário pandêmico instalado na sociedade a partir do ano de 2020. Para atingir o objetivo determinado, foi imprescindível uma pesquisa referencial sobre a temática, realização de entrevistas e aplicação de questionários. A partir do estudo, foi possível constatar que a realidade da pandemia conseguiu piorar ainda mais a qualidade da aprendizagem por parte desses alunos, sendo a falta do acesso à internet, bem como a ausência de outras condições materiais e financeiras fatores que se tornaram barreiras determinantes no comprometimento do ano letivo de 2020. Por fim, o professor de geografia encontra-se nesse cenário diante de um campo fértil de possibilidades, na construção tanto da aproximação com a educação camponesa, quanto da importante reflexão sobre os efeitos trazidos pela pandemia sobre as populações do campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Ma. Nathália Rocha Moraes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre os alunos do campo da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha no município de Lagoa Seca - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Denize Maria Leal Ramalho Monteiro.pdf | PDF - Denize Maria Leal Ramalho Monteiro | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 333.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.