Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Denize Maria Leal Ramalho-
dc.date.accessioned2021-09-10T13:27:28Z-
dc.date.available2021-09-10T13:27:28Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24393-
dc.descriptionMONTEIRO, D. M. L. R. O ensino de geografia no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre os alunos do campo da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha no município de Lagoa Seca - PB. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA partir da suspensão das atividades presenciais, no mês de março de 2020, devido a situação pandêmica ocasionada pelo novo coronavírus, os estudantes dos diversos níveis de ensino tiveram sua rotina alterada. Diante desse contexto, as TICs, que estavam em processo de inserção na realidade educacional, tendo em vista o avanço do meio técnico-científico-informacional, foram acionadas de maneira ainda mais intensa, o que provocou uma nova conjuntura educacional. Particularmente, para os alunos do campo, o ensino remoto trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando significativamente no aprendizado, não sendo diferente para o ensino de geografia. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender as novas dinâmicas que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do campo do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, Lagoa Seca-PB, durante o cenário pandêmico instalado na sociedade a partir do ano de 2020. Para atingir o objetivo determinado, foi imprescindível uma pesquisa referencial sobre a temática, realização de entrevistas e aplicação de questionários. A partir do estudo, foi possível constatar que a realidade da pandemia conseguiu piorar ainda mais a qualidade da aprendizagem por parte desses alunos, sendo a falta do acesso à internet, bem como a ausência de outras condições materiais e financeiras fatores que se tornaram barreiras determinantes no comprometimento do ano letivo de 2020. Por fim, o professor de geografia encontra-se nesse cenário diante de um campo fértil de possibilidades, na construção tanto da aproximação com a educação camponesa, quanto da importante reflexão sobre os efeitos trazidos pela pandemia sobre as populações do campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Ma. Nathália Rocha Moraespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TIC'spt_BR
dc.titleO ensino de geografia no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre os alunos do campo da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha no município de Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denize Maria Leal Ramalho Monteiro.pdfPDF - Denize Maria Leal Ramalho Monteiro1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito333.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.