Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24420
Título: Eficácia do curativo a base de quitosana no processo cicatricial de feridas: uma revisão integrativa
Autor(es): Queiroz, Bárbara Brito de
Palavras-chave: Quitosana
Cicatrização de feridas
Biomaterial
Data do documento: 13-Nov-2020
Resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano, e quando submetida aos danos de natureza química, física ou biológica desenvolve uma solução de continuidade denominada ferida. O corpo, por sua vez, vai reagir para restaurar o tecido, atuando no processo de cicatrização para o fechamento da mesma. No entanto, existem fatores que podem influenciar negativamente nesse processo, como idade, doenças crônicas, condições nutricionais, dentre outros. A área de biomateriais vem crescendo e se desenvolvendo, atuando na busca de novos tratamentos e materiais para a aceleração da cicatrização, como por exemplo: a quitosana que é um dos polímeros mais versáteis pelas suas propriedades intrínsecas, tais como a biocompatilidade, não toxidade, bioadesividade, bioadsorvível e ainda possui atividade antibactericida, antifungicida e antiviral. Objetivo: Avaliar a eficácia do curativo a base de quitosana na aceleração e na qualidade da cicatrização. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando os descritores “Chitosan” “Wound Healing” e “Biocompatible Materials”, realizada nas bases de dados: Medline, Pubmed, Scielo, Lilacs, PEDro, Embase, Cinahl, Science Direct e Google acadêmico, incluídos artigos inglês e português, dos anos de 2010 a 2020, que utilizassem apenas a quitosana como análise. Resultado: Foram incluídos 9 artigos do total de 93. Dentre os estudos selecionados houve uma variabilidade de tipo de curativo utilizado, frequência e o objeto de estudo, porém foram unânimes em mencionar que a quitosana tem um papel de acelerar a cicatrização, assim como melhorar a qualidade do novo tecido formado. Conclusão: Conclui-se que a quitosana com suas diferentes formas de apresentação, melhora o processo cicatricial, reduzindo o tempo e melhorando o aspecto da ferida. Ademais, torna-se necessário mais estudos em humanos, a fim de se comprovar e tornar seu uso seguro, para que esta seja uma possibilidade terapêutica viável.
Descrição: QUEIROZ, BÁRBARA BRITO DE. Eficácia do curativo a base de quitosana no processo cicatricial de feridas: uma revisão integrativa. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24420
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Brito de QueirozPDF - Bárbara Brito de Queiroz795.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito673.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.