Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Israel Almeida dos-
dc.date.accessioned2013-11-20T19:45:39Z-
dc.date.available2013-11-20T19:45:39Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2442-
dc.descriptionSantos, I. A. dos. Estrangeirismo no livro didático de língua portuguesa: ter ou não ter?: eis a questão. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo levar ao conhecimento dos leitores a importância social do estrangeirismo na sociedade atual. Buscaremos, assim, refletir a forma como o estrangeirismo é apresentado no livro didático de Língua Portuguesa (mais especificamente o estrangeirismo oriundo da língua inglesa) a partir da análise de itens e expressões lexicais, no que concerne a seu valor e importância dentro das práticas sociais. Para tanto, esta abordagem será desenvolvida com base em pesquisa de cunho documental, pois terá como suporte de análise o livro didático de Língua Portuguesa “Português Linguagens”, da Editora Atual, produzido por Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães é direcionado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico tivemos como referências autores como Alkmim (2008), Bagno (1999), Bezerra (2001), Faraco(2001, 1991), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o uso dos elementos lexicais do inglês no livro didático analisado converge para uma concepção de língua ainda focada na forma, não incorporada pelas noções de língua pregadas pela sociolinguística – como heterogênea – e que, mesmo não comprometendo a dinâmica da língua, as atividades poderiam se diversificar para além da forma, já que a diversificação poderia contribuir ainda mais para a riqueza do trato com o ensino de língua materna via livro didático.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEstrangeirismopt_BR
dc.titleEstrangeirismo no livro didático de língua portuguesa: ter ou não ter?: eis a questãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Almeida dos Santos.pdfIsrael Almeida dos Santos947.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.