Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24434
Título: Contextualização da sexualidade e a pessoa idosa dentre a produção científica da enfermagem
Autor(es): Medeiros, Yamani Cardoso de Souza
Palavras-chave: Sexualidade
Idoso
Enfermagem
Terceira idade
Data do documento: 16-Dez-2020
Resumo: O envelhecimento populacional consiste uma realidade mundial e nacional e infere em buscas de melhorias nas condições de vida de todos que conseguem chegar a maturidade. Com esse fenômeno social há o que se otimize na perspectiva do aumento da longevidade e de serviços que garantam a qualidade e a motivação pela vida desses idosos. O objetivo deste estudo foi analisar a contextualização da sexualidade da pessoa idosa dentre a produção científica da Enfermagem brasileira. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando artigos originais que estivessem na língua portuguesa, inglesa ou espanhola e respondessem ao objetivo do estudo, com publicação no período de julho de 2015 à julho de 2020. Teve por Base de dados: MEDLINE, LILACS, SCIELO e BDENF, sendo utilizados como descritores de assunto: sexualidade and idosos. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à qualidade metodológica por meio da Classificação Hierárquica das evidências. Após análise de 30 artigos, 15 artigos foram incluídos na revisão, os quais discutem a cultura da sexualidade do idoso, prevalecendo a vivência da sexualidade apenas aos mais jovens. A ausência do parceiro devido à viuvez, valorização do padrão da beleza jovem, ocorrência de doenças, uso de medicamentos e mudanças na fisiologia sexual foram identificadas como fatores importantes que influenciam na sexualidade dos mais idosos. Conclui-se que fatores sociais, culturais, mudanças na fisiologia corporal e a ocorrência de doenças interferem na sexualidade dos idosos, fazendo-se necessária atuação do profissional de enfermagem na desmistificação de mitos e para promover orientações.
Descrição: MEDEIROS, Yamaní Cardoso de Souza. Contextualização da sexualidade e a pessoa idosa dentre a produção científica da enfermagem. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24434
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yamani Cardoso de Souza MedeirosPDF - Yamani Cardoso de Souza Medeiros6.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito264.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.