Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24436
Título: Aplicação de processos oxidativos avançados na degradação de compostos químicos persistentes
Autor(es): Rodrigues, Pamela Rayssa Silva
Palavras-chave: Fotocatálise heterogênea
Tratamento de efluentes
Fármacos
Corantes
Data do documento: 24-Mar-2021
Resumo: O interesse da comunidade científica no estudo de micropoluentes tem crescido a cada dia, uma vez que estas substâncias vêm causando alterações importantes no meio ambiente, interferindo no sistema endócrino de animais e de seres humanos. Substâncias como hormônios, corantes, medicamentos e outros micropoluentes não possuem tratamento adequado de esgoto e são na maioria dos casos, persistentes e bioacumulativos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a remoção de compostos químicos micropoluentes, em relação à influência dos parâmetros operacionais: tempo, carga do catalisador, pH e intensidade de radiação na redução de concentração do hormônio 17α – etinilestradiol e do corante azul de metileno, através do processo oxidativo avançado, fotocatálise heterogênea. Este processo conta com a presença de um catalisador, no caso o TiO2, Dióxido de Titânio e o AgTiO2, Dióxido de titânio modificado. Mediante os dados obtidos através dos experimentos, identificou-se que a fotocatálise heterogênea utilizando TiO2 como catalisador apresentou uma degradação de mais de 80% do fármaco presente na amostra de efluente sintético, e na degradação do corante azul de metileno utilizando como catalisador AgTiO2 ocorreu uma degradação de mais de 90% do composto.
Descrição: RODRIGUES, Pâmela Rayssa Silva. Aplicação de processos oxidativos avançados na degradação de compostos químicos persistentes. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24436
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pamela Rayssa Silva RodriguesPDF - Pamela Rayssa Silva Rodrigues1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito537.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.