Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Carlos Geraldo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T12:25:44Z | - |
dc.date.available | 2021-09-22T12:25:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24440 | - |
dc.description | SOUSA, C. G. de O. A formação de professores(as) e a educação escolar quilombola: identidade da criança negra na comunidade quilombola Cruz da Menina no município de Dona Inês - PB. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é um espaço de trocas de experiências e saberes que contribuem na formação das crianças e de sua construção identitária. Neste viés olhamos para a escola como um espaço formativo, multifacetário e coletivo. Sob esta visão os educadores e as educadoras devem buscar a formação continuada, pois esta lhes auxiliam com metodologias e práticas pedagógicas, que vislumbram o sentido do fazer em sala de aula e que tenham significados para as crianças. Neste trabalho objetiva-se refletir sobre a formação de professores e professoras que atuam na educação escolar quilombola Cruz da Menina e a ação pedagógica destes e destas na construção identitária da criança negra, problematizar a formação de professores e professoras que atuam na educação escolar quilombola no município de Dona Inês na comunidade quilombola Cruz da Menina - PB.Para fundamentar a discussão formulada dialogamos com alguns pesquisadores que discutem sobre a formação de professores e professoras, educação escolar quilombola e a construção da identidade da criança negra, entre tantos destaco: Castilho (2011),Corsaro(2011), Freire (2016), Vygotsky (2009).A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, articulada a uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como lócus da pesquisa a Escola MunicipalGilberto Freire e utilizado como instrumento para a coleta de dadosumoquestionário/entrevista via Google Formulários com a professora da referida instituição de ensino. Concluímos que a formação permanente de professores e professoras que atuam na educação escolar quilombola é primordial, no sentido da reflexão constante sobre a prática para melhor desenvolver metodologias pedagógicas, pois é preciso um ensino que valorize as diferenças das crianças negras e sua construção identitária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores e professoras | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Identidade da criança negra | pt_BR |
dc.title | A formação de professores(as) e a educação escolar quilombola: identidade da criança negra na comunidade quilombola Cruz da Menina no município de Dona Inês - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carlos Geraldo de Oliveira Sousa | PDF - Carlos Geraldo de Oliveira Sousa | 453.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 574.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.