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dc.contributor.authorSousa, Carlos Geraldo de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-22T12:25:44Z-
dc.date.available2021-09-22T12:25:44Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24440-
dc.descriptionSOUSA, C. G. de O. A formação de professores(as) e a educação escolar quilombola: identidade da criança negra na comunidade quilombola Cruz da Menina no município de Dona Inês - PB. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA escola é um espaço de trocas de experiências e saberes que contribuem na formação das crianças e de sua construção identitária. Neste viés olhamos para a escola como um espaço formativo, multifacetário e coletivo. Sob esta visão os educadores e as educadoras devem buscar a formação continuada, pois esta lhes auxiliam com metodologias e práticas pedagógicas, que vislumbram o sentido do fazer em sala de aula e que tenham significados para as crianças. Neste trabalho objetiva-se refletir sobre a formação de professores e professoras que atuam na educação escolar quilombola Cruz da Menina e a ação pedagógica destes e destas na construção identitária da criança negra, problematizar a formação de professores e professoras que atuam na educação escolar quilombola no município de Dona Inês na comunidade quilombola Cruz da Menina - PB.Para fundamentar a discussão formulada dialogamos com alguns pesquisadores que discutem sobre a formação de professores e professoras, educação escolar quilombola e a construção da identidade da criança negra, entre tantos destaco: Castilho (2011),Corsaro(2011), Freire (2016), Vygotsky (2009).A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, articulada a uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como lócus da pesquisa a Escola MunicipalGilberto Freire e utilizado como instrumento para a coleta de dadosumoquestionário/entrevista via Google Formulários com a professora da referida instituição de ensino. Concluímos que a formação permanente de professores e professoras que atuam na educação escolar quilombola é primordial, no sentido da reflexão constante sobre a prática para melhor desenvolver metodologias pedagógicas, pois é preciso um ensino que valorize as diferenças das crianças negras e sua construção identitária.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professores e professoraspt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectIdentidade da criança negrapt_BR
dc.titleA formação de professores(as) e a educação escolar quilombola: identidade da criança negra na comunidade quilombola Cruz da Menina no município de Dona Inês - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

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