Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24456
Título: A importância da prática contínua de atividades físicas para manutenção da saúde funcional em um grupo de oficiais da reserva do Exército Brasileiro em João Pessoa-PB
Autor(es): Souza Junior, Anizio Martins
Palavras-chave: Atividade física
Qualidade de vida
Envelhecimento
Condicionamento físico
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: São vários os estudos que evidenciam os benefícios de uma vida fisicamente ativa (ZAFFLON JÚNIOR, 2018), Levando em consideração que a população está envelhecendo mais e que o processo de envelhecimento traz consigo alguns fatores determinantes relacionados a saúde funcional do nosso corpo, como perda de massa muscular e perda de massa óssea, além de um decréscimo na autonomia funcional (FERREIRA, 2012). O presente estudo teve como objetivo evidenciar a importância da prática de atividade física contínua na manutenção dos aspectos físicos relacionados à saúde funcional em um grupo de oficiais da reserva do exército brasileiro em João Pessoa-PB. Foram avaliados o índice de massa corporal (IMC), a relação cintura quadril (RCQ) a flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório. Esses componentes físicos são bastante relevantes para o desempenho das atividades de vida diária, auxiliando na manutenção da autonomia funcional e atuando como fator de prevenção das doenças crônico degenerativas (TEIXEIRA-SALMELA, 2000). A proposta dessa pesquisa foi observar, evidenciar e verificar as relações dos resultados obtidos com os níveis de aptidão física na população estudada num intervalo entre 2017 e 2020. A amostra foi constituída por 5 homens fisicamente ativos praticantes de alongamentos e corrida de rua com rotina semanal de 3 sessões, ambos com faixa etária de 53 anos, residentes na cidade de João Pessoa na Paraíba. Os resultados coletados na avaliação atual no quesito massa corporal total corroboram com as expectativas sendo observada uma redução na massa corporal total nesse período. Os achados relacionados ao IMC evidenciaram uma redução significativa E dois dos participantes saíram de uma classificação de sobrepeso e entraram na qualificação de peso normal. Em relação aos dados do RCQ, foi observada uma constância nessa relação não apresentando melhorias significativas. Com relação aos níveis de flexibilidade avaliados podemos observar ganhos positivos nessa valência física. os resultados relacionados ao Vo2 máx dos participantes também deram positivos constatando assim a importância da prática contínua de atividades físicas para a manutenção da saúde nessa população.
Descrição: SOUZA JUNIOR, Anízio Martins de. A importância da prática contínua de atividades físicas para manutenção da saúde funcional em um grupo de oficiais da reserva do Exército Brasileiro em João Pessoa-PB. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24456
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anizio Martins Souza JuniorPDF - Anizio Martins Souza Junior706.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito666.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.