Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24465
Título: A prática de atividade física por idosos depressivos: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Barros, Dário da Silva
Palavras-chave: Atividade física
Idosos
Depressão
Data do documento: 9-Nov-2020
Resumo: A prática de atividade física regular apresenta impacto significativo na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, no controle do estresse, ansiedade e dos sintomas depressivos, aumentando efeitos positivos sobre o metabolismo. Dentre os males que podem atingir os idosos, foi escolhido a depressão como objeto de estudo do presente artigo, analisando os principais benefícios da atividade física na vida do idoso depressivo. Trata-se de uma revisão bibliográfica que discute aspectos relevantes sobre a prática da atividade física por idosos depressivos, utilizando como ferramentas de busca o Google Acadêmico e o Scielo. Os exercícios físicos melhoram os resultados de atenção, percepção visual, orientação espacial e efeito de grupo em influência nas funções executivas, atenção, linguagem e memória verbal, indicando mais uma vez benefícios da atividade física para idosos. Chegando ao diagnóstico de que a prática da atividade física pela população idosa é uma boa forma de prevenir e combater os sintomas depressivos, sua prática constante e moderada tem a capacidade de produzir um efeito benéfico geral sobre o organismo. Palavras Chaves: Atividade Física; Idosos; Depressão
Descrição: BARROS, Dário da Silva. A prática de atividade física por idosos depressivos: uma revisão bibliográfica. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24465
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dário da Silva BarrosPDF - Dário da Silva Barros406.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito537.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.