Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24476
Título: Estágio em uma academia de ginástica: um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, José Raoni de
Palavras-chave: Academia
Musculação
Promoção da saúde
Qualidade de vida
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: O exercício físico está constantemente relacionado à melhoria da qualidade de vida e da saúde, sendo as academias consideradas, na atualidade, como equipamentos/espaços onde há uma adesão de grande parte da população. Por outro lado, é um local onde se faz necessário um acompanhamento por um profissional de educação física qualificado. Nesse mesmo sentido, se apresenta a musculação com vistas à melhoria significativa na qualidade de vida dos seus praticantes, como uma das possíveis modalidades de exercício físico. Desta forma, as atividades realizadas dentro da academia devem e precisam ser monitoradas por um profissional de educação física, uma vez que ele é capacitado para orientação, manutenção e planejamento dos treinos a serem executados, bem como respectivas avaliações; visto como sujeito ativo no acompanhamento dos seus alunos, apoiando-os e direcionando-os para que eles atinjam os objetivos, e, por conseguinte os resultados esperados. Diante desta perspectiva, a realização desse estudo surge a partir da vivência como profissional em formação, tem como objetivo central relatar a experiência realizada em um estágio em uma academia de ginástica, e, de forma específica ressaltar o caminho trilhado, bem como os desafios encontrados e lições aprendidas no decorrer do processo. Neste sentido, o presente relato de experiência busca despertar o interesse pelo campo de atuação do bacharel em Educação Física, e, ainda documentar a jornada do profissional e sua atuação em uma academia e principalmente destacar o papel do profissional como sujeito ativo no processo de aumento da qualidade de vida de diversas pessoas. Conclui-se que a formação do profissional em meio acadêmico se torna completa quando lhe é possibilitada a vivência de uma experiência prática em campo, em que ele consegue aplicar os conceitos estudados em sala de aula e principalmente vivenciar como a aprendizagem de sua profissão faz diferença no cotidiano de diversas pessoas.
Descrição: OLIVEIRA, José Raoni de. Estágio em uma academia de ginástica: um relato de experiência. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24476
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Raoni de OliveiraPDF - José Raoni de Oliveira795.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.