Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24486
Título: Matemática lúdica: ensino e aprendizagem por meio de jogos
Autor(es): Barbosa, PhiIipe Hugo Bezerra
Palavras-chave: Educação Matemática
Jogos matemáticos
Raciocínio lógico
Números naturais
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho de pesquisa investigou o ensino e aprendizagem da Matemática através de jogos como proposta metodológica. Desenvolvemos por meios de jogos um ensino diferenciado com o intuito de superar as dificuldades dos 91 alunos relacionadas às quatro operações fundamentais com números naturais, e estimular o raciocínio lógico-matemático, em especial alunos autistas das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no turno da tarde da EMEIF Major José Barbosa Monteiro, localizada no município de Ingá, Paraíba. A partir da utilização dos jogos confeccionados, foi trabalhada a reciclagem de material que seriam descartados no meio ambiente. Além de desenvolver práticas de um ensino diferenciado e inclusivo, incentivamos a redução da desigualdade social. Em nossos resultados podemos afirmar que os alunos venceram as dificuldades, envolvendo o raciocínio lógicomatemático, senso crítico e suas dificuldades relacionadas às quatro operações matemáticas. Além da capacidade de decisão, argumentação, os alunos passaram a praticar o altruísmo, pois todos eles respeitaram a expressão de opinião dos colegas participantes da pesquisa.
Descrição: BARBOSA, Philipe Hugo Bezerra. Matemática lúdica: ensino e aprendizagem por meio de jogos. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24486
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Philipe Hugo Bezerra BarbosaPDF - Philipe Hugo Bezerra Barbosa1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito113.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.