Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2450
Título: "Escravo, por quê? Quem é escravo aqui?": um estudo da construção de identidade negra na literatura infanto-juvenil contemporânea
Autor(es): Moura, Ana Paula Alves de
Palavras-chave: Negro
Literatura infanto juvenil
Crítica Social
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Ao procurar dar destaque ao papel do negro na literatura brasileira, atualmente várias pesquisas acadêmicas surgem com o intuito de mostrar o valor deste em escritos literários que de certa forma contribuem para nossa cultura brasileira. Esses estudiosos buscam nos escritos literários a representação do mesmo, muitos dos pesquisadores traçam cronologicamente a evolução da imagem do negro em nossa literatura. Como ele também está representado na literatura infanto-juvenil, nosso trabalho analisará a figura deste enquanto criança protagonista que busca construir sua identidade em duas obras infanto-juvenis contemporâneas, A cor da ternura(1998), de Geni Guimarães, e Nó na garganta (1988), de Mirna Pinsky. Para a análise tomaremos como referenciais teóricos Bernd (1987), Carvalho (1984), Dantas (2009), França (1998), dentre outros.
Descrição: Moura, A. P. A. de. "Escravo, por quê? Quem é escravo aqui?": um estudo da construção de identidade negra na literatura infanto-juvenil contemporânea. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2450
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Alves de Moura.pdfAna Paula Alves de Moura584.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.