Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24509
Título: Tratamento de efluentes industriais e a proposta de reutilização em uma indústria de galvanoplastia
Autor(es): Lima, Julia Mendes de
Palavras-chave: Galvanoplastia
Tratamento de efluentes
Efluentes galvânicos
Reúso de água
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: As indústrias de galvanoplastia utilizam substâncias químicas potencialmente poluidoras, especialmente uma diversidade de banhos químicos e de soluções de metais pesados são empregados no processo, consequentemente necessitam de consideráveis volumes de água como insumo em seus procedimentos produtivos realizados, desta forma geram uma quantidade demasiada de efluente que tem o potencial de causar graves problemas nos ecossistemas aquáticos e ao ser humano. É bem sabido que é de fundamental importância o uso de água nestes processos, confere a certeza de um revestimento metálico eficiente, garantindo qualidade as peças produzidas e confiabilidade na resistência à corrosão, todavia há possibilidades de empregar tratamentos que permitam a reutilização destas águas nas próprias linhas de produção, conferindo cumprimento legal, redução financeira e de impactos ambientais. Desenvolveu-se uma observação em uma indústria do ramo, situada no estado da Paraíba, onde se pôde visualizar e comparar a situação físico-química dos efluentes gerados, tanto o bruto quanto o tratado, e assegurar que este último tem condições suficientes de ser empregado novamente nos processos produtivos, bem como em atividades adjacentes, sem interferir na qualidade dos produtos finais.
Descrição: LIMA, J. M. de. Tratamento de efluentes industriais e a proposta de reutilização em uma indústria de galvanoplastia 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24509
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julia Mendes de Lima.pdfPDF - Julia Mendes de Lima1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.