Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24513
Título: Fotocoagulação a laser de diodo para tratamento de alteração vascular em lábio: Relato de caso
Autor(es): Dantas, Fernanda Suely Barros
Palavras-chave: Fotocoagulação
Mucosa oral
Lesão vascular
Laserterapia
Data do documento: 7-Mai-2019
Resumo: As alterações vasculares são anomalias de desenvolvimento dos vasos que condicionam acúmulo de sangue e são de etiologia desconhecida. Fazem parte deste grupo de lesões as más formações arteriovenosas, os hemangiomas, os linfoangiomas e as varicosidades. Embora não raras, as lesões vasculares que ocorrem nos lábios, por vezes, apresentam dificuldades quanto ao seu diagnóstico e tratamento. Este estudo tem por objetivo descrever um caso clínico realizado com o uso de laser de diodo de alta potência para a fotocoagulação de uma lesão vascular,abordando suas vantagens e limitações em comparação ao tratamento cirúrgico. O procedimento foi realizado em uma paciente de 53 anos de idade,branca, com queixa de aparecimento de uma bolha de sangue no lábio com evolução de aproximadamente oito anos. Ao exame físico intraoral, observou-se uma lesão nodular, localizada no vermelhão do lábio inferior, do lado direito, próxima à comissura labial, medindo aproximadamente 1,0 cm de diâmetro, base séssil, superfície lisa, com limites bem definidos, coloração violácea, consistência macia e sem sintomatologia dolorosa à palpação.Após a diascopia e diagnóstico clínico de lesão vascular,optou-se pela fotocoalulação, que foi realizada com o do laser de diodo de alta potência, o comprimento de onda Infravermelho (808 nm, potência 1,5 W, modo contínuo, pontualmente, com incidência no sentido perpendicular à lesão, estando a fibra óptica à 2,0 mm de distância da mesma, sob constante aspiração. O procedimento foi realizado em sessão única e, após aplicação, houve regressão total da lesão, evidenciando que o tratamento de lesões vasculares com aplicação do laser de diodo de alta potência é uma opção terapêutica segura, devido ao menor risco de ocorrência de complicações trans e pós-operatórias, além de permitir um procedimento cirúrgico com efeitos colaterais mínimos, sem sangramento durante a cirurgia, o que proporciona melhor visão do campo operatório e resulta em um procedimento minimamente invasivo. Concluindo-se, portanto, que a fotocoagulação pode ser considerada como uma alternativa eficiente para o tratamento de lesões vasculares.
Descrição: DANTAS, F. S. B. Fotocoagulação a laser de diodo para tratamento de alteração vascular em lábio: Relato de caso. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24513
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Suely Barros Dantas.pdfPDF - Fernanda Suely Barros Dantas1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.