Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24516
Título: Possíveis interferências de medicamentos em exames laboratoriais bioquímicos
Autor(es): Martins, Beatriz Barros
Palavras-chave: Medicamentos
Exames laboratoriais
Diagnóstico laboratorial
Interferência de medicamentos
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: A interferência de medicamentos em exames laboratoriais assume um papel importante, tanto na área de atenção farmacêutica, quanto na rotina do laboratório, pela possibilidade de interferir no diagnóstico clínico laboratorial. Nessa perspectiva, muitas são as drogas interferentes em resultados de exames laboratoriais, tanto in vitro quanto in vivo. O estudo objetivou realizar observações nos resultados dos exames laboratoriais bioquímicos dos pacientes atendidos no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus I, com finalidade de avaliar possíveis interferências de medicamentos utilizados pelos pacientes nestes exames. Como ferramenta de coleta de dados, foi aplicado um formulário padrão preenchido a partir da entrevista direta aos pacientes e da observação dos resultados dos exames realizados, obtidos e coletados mediante o Sistema Informatizado do LAC/UEPB. Após todas as análises pertinentes aos perfis físicos e comportamentais dos pacientes, foram investigadas as possibilidades de interferências dos medicamentos ingeridos no período de realização dos exames. Do total de alterações ocorridas, grande parte encontra-se potencialmente deturpada e algumas chegando à porcentagem de 100%, como é o caso dos exames de HDL e de Ureia. As possíveis alterações ocasionam resultados que podem ser falso-positivos ou falso-negativos, haja vista que boa parte das dosagens se encontra alterada e, possivelmente, por efeito dos medicamentos recém utilizados pelos pacientes antes da coleta do material. A detecção precoce e a tomada de ações adequadas previnem maiores danos, uma vez que a vida, a saúde e o bem-estar dos pacientes têm prioridade.
Descrição: MARTINS, B. B. Possíveis interferências de medicamentos em exames laboratoriais bioquímicos. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24516
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Barros Martins.pdfPDF - Beatriz Barros Martins1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.