Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24518
Título: Transplante de células progenitoras de sangue de cordão umbilical e placentário: Uma revisão narrativa
Autor(es): Viana, Vinícius Ferreira
Palavras-chave: Transplante de células-tronco
Células-tronco
Sangue de cordão umbilical
Bancos de sangue de cordão umbilical
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: As células-tronco hematopoiéticas têm como principais características a habilidade de auto renovação e o alto poder de diferenciação em células especificas hematológicas e imunológicas. Essas células possuem enorme valor para a medicina e isso é comprovado ao ser observado o seu emprego na terapia genética de doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e sistema imune. A dificuldade na procura de doadores compatíveis de medula óssea levou a necessidade da busca de outras fontes alternativas de células-tronco hematopoiéticas, após alguns estudos, o sangue periférico e o sangue de cordão umbilical e placentário passaram a ser opções de fontes destas células. O sangue de cordão umbilical e placentário é uma espécie de conexão existente entre mãe e bebê no período da gestação, a ele pode ser atribuído uma enorme importância após o nascimento, uma vez que, as células tronco presentes nesse material biológico possuem um enorme potencial proliferativo e seu uso tem apresentado uma grande evolução no tratamento de diversas patologias, proporcionando a substituição de métodos convencionais de transplantes que utilizam células tronco oriundas da medula óssea. Neste artigo serão apresentadas a importância das células tronco nos transplantes, uma contextualização a respeito do sangue de cordão umbilical e placentário destacando suas principais características, a evolução do seu uso na medicina transfusional e perspectivas futuras em torno da utilização desse material em diversos tratamentos.
Descrição: VIANA, V. F. Transplante de células progenitoras de sangue de cordão umbilical e placentário: Uma revisão narrativa. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24518
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinícius Ferreira Viana.pdfPDF - Vinícius Ferreira Viana1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.