Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24519
Título: O estudo da utilização de pimentas para fins fitoterápicos na feira central de Campina Grande – PB
Autor(es): Barbosa, Larissa Moema Félix
Palavras-chave: Etnobotânica
Pimentas
Fitoterapia
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Desde os tempos pré-históricos até os dias atuais que o ser humano relata a utilização de plantas para fins terapêuticos. Este trabalho tem como finalidade analisar o conhecimento dos comerciantes raizeiros da Feira Central da cidade de Campina Grande PB, a respeito dos diversos tipos de pimentas, bem como suas inúmeras aplicabilidades na medicina popular. Quanto a metodologia, foi utilizado o método descritivo-analítico por meio de um questionário semiestruturado, a fim de registrar os conhecimentos à respeito dos usos medicinais nos quais essa especiaria é utilizada. Os resultados obtidos através desta pesquisa de campo, nos mostrou que a grande maioria dos raizeiros entrevistados possuem o conhecimento relacionado ao uso das pimentas além da utilização na culinária, como também para uso medicinal, rituais religiosos, auxilio no emagrecimento e como alimento afrodisíaco. Portanto concluímos que a procura de plantas medicinais nas feiras livres ainda permanece viva nos dias atuais e a utilização de pimentas vai muito além do uso gastronômico, sendo esta procurada para tratar as mais variadas doenças. Desta forma podemos aproveitar ao máximo essa especiaria e seus benefícios para a saúde.
Descrição: BARBOSA, L. M. F. O estudo da utilização de pimentas para fins fitoterápicos na feira central de Campina Grande – PB. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24519
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Moema Félix Barbosa.pdfPDF - Larissa Moema Félix Barbosa987.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.