Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24523
Título: Variabilidade de macroelementos e influência de compostos fenólicos no consumo de líquens por Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE)
Autor(es): Araújo, Estefany Gabriela Luiz de
Palavras-chave: Ecologia nutricional
Cupins
Liquens
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: Os liquens produzem diferentes substâncias bioativas que podem diferir entre espécies e estações, os quais estão presentes na dieta de algumas espécies de cupins. Este estudo teve como objetivo analisar as concentrações de macroelementos presente em Dirinaria confluens e Pertusaria flavens nas estações de seca e chuva, além de verificar se a presença de substâncias fenólicas presentes em D. confluens possui influência no consumo desse recurso. Testou-se a hipótese de que a lixiviação com acetona do líquen D. confluens influencia na palatabilidade desse recurso na dieta de Constrictotermes cyphergaster. Biomassa de talos dos liquens coletados em estação seca e chuvosa foi usada para a quantificação de N, C, P, S, Ca, K, Mg e Matéria Orgânica (MO). D. confluens mostrou ter maior abundância de C, MO, N, K, Mg e S na estação seca, enquanto que Ca e P foram mais abundantes na estação chuvosa. Para P. flavens, os teores de N, P, K, Mg e S também foram maiores na época seca. O teor de MO variou entre estação e entre as espécies, mostrando-se mais abundante para D. confluens (559,50 g/kg-1) na época de seca e para P. flavens de 477,90 g/kg-1 na época chuvosa. Bioensaios de oferta alimentar de dupla escolha, ofertando-se talos liquênicos in natura e lixiviados (1.5x1.5 cm) mostraram que C. cyphergaster parecem apresentar preferência pelos líquens lixiviados, embora não se tenha visto diferença significativa entre os tratamentos (t=0,884652, GL=8, p=0,967). Possivelmente, a preferência pelos talos lixiviados ocorra devido a utilização da acetona na lixiviação, a qual pode alterar propriedades físicas do talo, como a dureza, tornando-os mais acessíveis ao consumo pelo cupim. Demonstrou-se que a composição química do liquen interfere diretamente na sua escolha por C. cyphergaster, sugerindo que o consumo desse substrato pode estar relacionado com o potencial químico de certos compostos produzidos por esse organismo.
Descrição: ARAÚJO, E. G. L. de. Variabilidade de macroelementos e influência de compostos fenólicos no consumo de líquens por Constrictotermes cyphergaster (TERMITIDAE, NASUTITERMITINAE). 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24523
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefany Gabriela Luiz de Araújo.pdfPDF - Estefany Gabriela Luiz de Araújo542.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.