Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24524
Título: Saúde do homem: Monitoramento da pressão arterial em passageiros de transporte público do município de Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Leite, Francisco Akison
Palavras-chave: Saúde do homem
Hipertensão
Promoção à Saúde
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis representam grande causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Entre elas, a hipertensão arterial sistêmica (HAS), resulta em incapacidades, com impactos negativos à vida econômica e perda da qualidade de vida. Por questões socioculturais e institucionais o homem não procura atendimento de atenção primária à saúde, em consequência, impede a adoção de medidas que venham a promover estes cuidados. Neste contexto, faz-se necessário realizar intervenções intersetoriais contínuas voltadas à prevenção e controle da HAS. Objetivou-se intervir socialmente na prevenção e controle da hipertensão arterial entre passageiros do sexo masculino usuários de transporte público coletivo de Campina Grande, Paraíba. Utilizou-se metodologia ativa do tipo aprendizagem baseada em problemas no Terminal de Integração de Ônibus do centro do município de Campina Grande, Paraíba com 89 homens, no período de fevereiro a abril de 2019. Observou-se que 59,55% foram diagnosticados com HAS, enquanto 40,45% dos assistidos se apresentavam normotensos. Foi relatado pelos assistidos os seguintes fatores de risco: Sedentarismo, obesidade, IMC, circunferência abdominal, tabagismo e etilismo. Considerando que a Saúde Pública tem como foco de ação a promoção da saúde e prevenção de complicações, acredita-se que os resultados possibilitarão o planejamento de ações sustentadas que visem redução da incidência da hipertensão arterial sistêmica entre o público alvo. A presente intervenção contribui também na promoção de reflexões dos gestores intersetoriais, como das empresas de transporte coletivo, instituição de ensino e acadêmicos participantes da intervenção, bem como de usuários de transporte público coletivo.
Descrição: LEITE, F. A. Saúde do homem: Monitoramento da pressão arterial em passageiros de transporte público do município de Campina Grande, Paraíba. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24524
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Akison Leite.pdfPDF - Francisco Akison Leite1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.