Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24527
Título: Percepção de estudantes de Enfermagem sobre cuidados paliativos
Autor(es): Guimarães, Julianna de Albuquerque Melo
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Os Cuidados Paliativos trazem a possibilidade de uma abordagem ampla sobre o processo saúde-doença, não somente do paciente, mas também do núcleo familiar e social que ele esteja inserido. O processo de cuidar em enfermagem, dentro dessa perspectiva, possibilita uma atualização do pensamento crítico na tomada de decisões e principalmente e na implementação de planos específicos na assistência, contribuindo com modificações significativas nos elementos estressores. A formação de sujeitos capazes de reconhecer e intervir sobre a realidade que futuramente possam vir a estar inseridos e vinculados aos princípios éticos e humanísticos, através de instrumentos que priorizem as práticas educativas, assim como, crítico-reflexivas, mostra-se como um dos principais meios para se alcançar a assistência adequada aos pacientes em cuidados paliativos. Frente ao exposto, e buscando oferecer aporte para futuras discussões sobre o tema abordado objetivou-se avaliar a percepção de estudantes de uma universidade pública, buscando conhecer sobre as principais questões envolvidas em relação a temática. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem qualitativa. Amostra foi composta por acadêmicos de enfermagem do sexto ao nono ano. Dentre os critérios de inclusão: ser acadêmico de enfermagem e está presente no local e momento de coleta de dados. Critério de exclusão: ser acadêmico de enfermagem matriculado do primeiro ao quinto período. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário semiestruturado. Os dados foram criteriosamente selecionados e analisados por análise do conteúdo de Bardin. E o projeto foi respaldado na Resolução 466/12 e foi aprovada pelo Comitê de Ética sob número 135506/2019. Através da análise dos dados, os resultados emergiram em duas categorias temáticas: 1) Sobre o eixo temático de Experiências Vivenciadas, as quais possibilitaram a subcategorização de duas vertentes: Expressões dos acadêmicos relacionados pelo Sentimento Humano; e Elucidação dos Entraves dos acadêmicos e sua percepção dos CP; 2) Sobre a Percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre os Cuidados Paliativos. Conclui-se que o estudo se configura como uma importante ferramenta na elaboração de estratégias que possibilitem uma reflexão da necessidade urgente da formação em enfermagem sob a égide dos cuidados paliativos e seus princípios frente a otimização de boas práticas em saúde e de um cuidado humanizado e digno frente a cronicidade e o envelhecimento populacional.
Descrição: GUIMARÃES, J. de A. M. Percepção de estudantes de Enfermagem sobre cuidados paliativos. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24527
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julianna de Albuquerque Melo Guimarães.pdfPDF - Julianna de Albuquerque Melo Guimarães650.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.