Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24528
Título: Ações educativas para a promoção da saúde do homem na atenção primária: Revisão integrativa
Autor(es): Tomáz, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: Promoção da saúde
Educação em saúde
Saúde do homem
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Objetivou identificar na literatura as ações educativas utilizadas na promoção à saúde do homem na atenção primária à saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, um método de revisão abrangente que permite incluir estudos com diferentes abordagens metodológicas. Foram realizadas buscas nas bases de dados LILACS, PUBMED, MEDLINE, SCOPUS, SCIELO, BDENF e IBECS. A busca resultou na seleção de cinco artigos que seguiram para análise do seu conteúdo na íntegra por dois revisores de forma independente. Verificou-se que as ações de educação realizadas com a população masculina estão voltadas na sua maioria para o aspecto da sexualidade, não contemplando por vezes a integralidade da saúde do homem, além de haver uma concentração de atividades voltadas para outras populações, e poucas ações com foco na integralidade da saúde da população masculina. Viu-se ainda que para a realização das ações são lançadas mão de estratégias, dentre as quais se destaca a busca ativa do sujeito para participação das ações por parte dos agentes comunitários de saúde, e que o horário de funcionamento, a concentração das ações em outros sujeitos de cuidado que não os homens, e a falta de adesão dos usuários constituem-se como alguns dos desafios para implementação das ações de educação em saúde. Conclui-se que ainda há a necessidade de olhar para saúde do homem de forma integral abordando temas diversos, sobretudo considerando os indicadores de saúde dessa população apontados na própria política de saúde do homem.
Descrição: TOMÁZ, A. P. da S. Ações educativas para a promoção da saúde do homem na atenção primária: Revisão integrativa. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24528
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva Tomaz.pdfPDF - Ana Paula da Silva Tomaz432.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.