Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24532
Título: Contornos da prescrição de medicamentos por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família na Paraíba
Autor(es): Alves, Jairo Porto
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Prescrição de medicamentos
Enfermagem
Data do documento: 27-Mar-2019
Resumo: Introdução: Em muitos países o avanço do papel do enfermeiro na prescrição de medicamentos vem sendo justificado pela necessidade de implementação dos cuidados aos pacientes. No Brasil, os protocolos instituídos para nortear as ações das equipes de Atenção Básica trazem, em várias áreas estratégicas, a prescrição de medicamentos como atribuição dos enfermeiros. No entanto, esses profissionais não vêm assumindo, via de regra, as ações prescritivas. Objetivos: Conhecer os contornos da prescrição de medicamentos por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na Paraíba. Metodologia: Realizou-se Estudo de Caso em municípios selecionados no Estado da Paraíba, na região nordeste. Os dados foram coletados por meio da pesquisa documental e observação não participante. Em cada município foi sorteada uma unidade de Saúde da Família totalizando 12 unidades em foi feita a observação de 97 consultas do enfermeiro e estudo documental em 410 prontuários individuais em busca de registros de prescrição de medicamentos por enfermeiros. Resultados: Os dados evidenciaram que a maioria dos enfermeiros realiza a prescrição de medicamentos, mas não receberam capacitação específica para prescrever. Observou-se que a maioria das prescrições atende aos critérios da prescrição segura; a maior incidência de prescrição é na linha de cuidado de saúde da mulher; prescrições discricionárias em pequeno número; a prática prescritiva do enfermeiro não se constitui uma atividade compartilhada pela equipe de Atenção Básica. Conclusão: A prática prescritiva do enfermeiro ocorre de forma incipiente não alcançando todas as linhas de cuidados e o escopo de medicamentos preconizados pelo Ministério da saúde.
Descrição: ALVES, J. P. Contornos da prescrição de medicamentos por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família na Paraíba. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24532
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo Porto Alves.pdfPDF - Jairo Porto Alves579.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.