Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24533
Título: Prescrição de medicamentos no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: Um estudo de caso na Paraíba
Autor(es): Diniz, Ítalo Vinícius Albuquerque
Palavras-chave: Prescrição de medicamentos
Atenção Primária à Saúde
Enfermagem
Data do documento: 27-Mar-2019
Resumo: Introdução: A prescrição de medicamentos por enfermeiros é uma prática cada vez mais comum no processo de trabalho dos enfermeiros mundialmente. No Brasil, as atribuições e ações assistenciais das equipes de AB são normatizadas por protocolos e diretrizes clínicas, inclusive a prescrição de medicamentos pelo enfermeiro e a solicitação de exames. Contudo, a prescrição de medicamentos não está sendo aplicada em sua magnitude no cotidiano do enfermeiro. Objetivo: analisar a organização da prescrição de medicamentos no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Metodologia: trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa no estado da Paraíba. Foram selecionados 12 municípios sedes de gerência regional da Atenção Básica, totalizando 35 enfermeiros participantes do estudo para a aplicação da entrevista semiestruturada. A organização dos dados foi realizada com o software Atlas.ti e posteriormente analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: surgiram as seguintes categorias: atividades executadas pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família; realização da prescrição de medicamentos e solicitação de exames no cotidiano; opinião sobre a prática da prescrição de medicamentos; processo utilizado para a prescrição de medicamentos. Observou-se que os enfermeiros adotam a prática da prescrição de medicamentos em seu cotidiano, mas não de forma efetiva. Os sentimentos de insegurança, e desvalorização foram demonstrados para a prática, como também o despreparo para a prescrição. Conclusão: evidencia-se que a prescrição de medicamentos por enfermeiros ainda é muito incipiente, não alcançando o preconizado pelo Ministério da Saúde, apontando diversos fatores que interferem na boa prática prescritiva.
Descrição: DINIZ, Í. V. A. Prescrição de medicamentos no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: Um estudo de caso na Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24533
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Vinícius Albuquerque Diniz.pdfPDF - Ítalo Vinícius Albuquerque Diniz918.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.