Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Eloíza Nenen dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:19:45Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:19:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24535 | - |
dc.description | SANTOS, M. E. N. dos. A Química das essências como tema gerador para o ensino de Química Orgânica. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta uma proposta didática utilizando a temática química das essências para o Ensino de Química Orgânica, com a criação de um minicurso de capacitação para os licenciandos em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esta experiência foi aplicada e avaliada em um minicurso com carga horária de 6 horas e dividida em momentos: Momento 1: aporte teórico sobre temas geradores, definições, exemplificação e aplicação, e sobre a extração dos óleos essenciais pesquisa bibliográfica das plantas e dos constituintes majoritários dos óleos extraídos; Momento 2: experimento de extração dos óleos essenciais do capim-santo e da erva-cidreira; Momento 3: avaliação do minicurso por meio do momento de socialização dos conhecimentos. Na busca por um aproveitamento significativo, utilizou-se da abordagem temática “A Química das Essências” associada à metodologia do minicurso, tendo por base estrutural no conhecimento prévio e no cotidiano dos licenciando. Os dados foram coletados inicialmente através de um questionário inicial (on-line), que objetivou conhecer as concepções prévias e por fim no momento de socialização do conhecimento. Os dados foram analisados de maneira interpretativa, em uma abordagem quanti-qualitativa. Com embasa mento nos dados apresentados, foi possível identificar a evolução e amadurecimento dos conhecimentos dos licenciandos com relação a abordagem de temas geradores – e principalmente a relação destes conceitos com cotidiano – no ensino de Química Orgânica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Óleos essenciais | pt_BR |
dc.title | A Química das essências como tema gerador para o ensino de Química Orgânica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Eloiza Nenen dos Santos.pdf | PDF - Maria Eloiza Nenen dos Santos | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.