Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24541
Título: Perfil, autopercepção e acesso aos serviços de saúde bucal de idosos do projeto de extensão Ativa Idade – Envelhecimento saudável na comunidade
Autor(es): Andrade, Diana Gabrielle de
Palavras-chave: Saúde bucal
Saúde do idoso
Serviços de saúde bucal
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O presente estudo teve como objetivo determinar o perfil, analisar o uso dos serviços odontológicos e avaliar a autopercepção em saúde bucal de idosos adscritos a Unidade Básica de Saúde da Família Bonald Filho, no bairro Monte Santo, município de Campina Grande-PB, área de atuação projeto de extensão Ativa Idade – Envelhecimento Saudável na Comunidade da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Estudo transversal quantitativo, de amostra não probabilística, descritivo, realizado através da aplicação de dois formulários: um para obtenção das informações sobre o perfil sócio-bio-demográfico, acesso ao serviço odontológico e uso de prótese e outro para avaliar a autopercepção da condição de saúde bucal do idoso, através do Índice GOHAI (Geriatric Oral Health Assesment Index). Os dados foram apresentados de forma descritiva por meio de distribuições absolutas e percentuais, através do programa Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22.0. Participaram do estudo 61 idosos, com média de idade de 71 anos, sendo 77 % do sexo feminino, 41,4% sem escolaridade e 76,1% com renda familiar de um salário mínimo. Dos idosos pesquisados 57,4 % autoreferem o uso de prótese total superior e inferior. Quanto ao acesso, 52,5% dos idosos utiliza os serviços públicos, a maioria (45,9%) refere um período de mais de três anos da última consulta. O índice GOHAI foi 32,95, o que caracteriza a autopercepção de saúde bucal dos idosos avaliados como regular.
Descrição: ANDRADE, D. G. de. Perfil, autopercepção e acesso aos serviços de saúde bucal de idosos do projeto de extensão Ativa Idade – Envelhecimento saudável na comunidade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24541
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Gabrielle de Andrade.pdfPDF - Diana Gabrielle de Andrade1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.