Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24542
Título: Modelo de concentração de poluentes alóctones em reservatórios de água da região hidrográfica do médio curso do Rio Paraíba
Autor(es): Calixto, Nayr Thays Henrique
Palavras-chave: Regressão linear múltipla
Reservatórios superficiais
Carbamatos
Agrotóxicos
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O uso crescente de agrotóxicos é uma questão que ameaça várias esferas do meio ambiente, como a qualidade de águas superficiais, expondo a saúde dos usuários a riscos graves. Portanto, é necessária a utilização de ferramentas para o monitoramento contínuo desses mananciais. Este trabalho utiliza a modelagem matemática como uma ferramenta que permite a previsão de concentrações de agrotóxicos, em reservatórios superficiais. O método utilizado foi o dos mínimos quadrados por meio de regressão linear múltipla. Os dados de concentração dos compostos químicos para a formulação do modelo são provenientes de uma dissertação do mestrado produzida pelo Grupo de Pesquisa Saúde Ambiental da UEPB, por esse motivo, os grupos químicos compreendidos neste trabalho, são os grupos carbamato e piretroide. Os dados complementares são fornecidos pela AESA e INMET. O método é satisfatório para a maioria dos compostos em estudo, como a Ciflutrina, que apresentou valores de coeficiente de determinação múltipla de 0,98, indicando que a ferramenta de modelagem é aplicável para prever concentração de agrotóxicos em reservatórios superficiais.
Descrição: CALIXTO, N. T. H. Modelo de concentração de poluentes alóctones em reservatórios de água da região hidrográfica do médio curso do Rio Paraíba. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24542
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayr Thays Henrique Calixto.pdfPDF - Nayr Thays Henrique Calixto962.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.