Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24543
Título: Avaliação da operação de sistemas de dessalinização localizados em comunidades rurais do município de Juazeirinho – PB
Autor(es): Nascimento Filho, Deoclecio Francisco do
Palavras-chave: Água subterrânea
Salinização do solo
Processo de desertificação
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O município de Juazeirinho, estado da Paraíba, encontra-se na área de abrangência do semiárido brasileiro, que é acometido pela escassez de água. Desta forma, quando a água superficial, de fácil acesso, se esgota, é necessário recorrer a outras formas de abastecimento, como a água subterrânea. Porém, por assentar-se sobre o escudo oriental, os poços perfurados no município apresentam águas com altos teores salinos, o que inviabiliza seu consumo direto, requerendo tratamento com técnicas avançadas, uma vez que o tratamento convencional não é efetivo na remoção de sais. O processo de separação por membranas é um método largamente difundido no mundo para dessalinização de água, todavia, como sugere o nome, o processo gera dois efluentes separados, um permeado e um concentrado. Em Juazeirinho há sistemas de dessalinização de água subterrânea localizados em sete comunidades rurais, dos quais três foram escolhidos para a realização deste estudo, são eles os sistemas Escurinha, Massapê e Mendonça. Para a realização deste trabalho foram coletadas amostras das águas bruta, permeada e concentrada de cada sistema para análise de sólidos dissolvidos totais e cloreto, e amostras de solo em seis pontos para análise da condutividade elétrica. Constatou-se que nenhum dos sistemas estudados possui eficiência na produção de água permeada acima de 50%, que é o mínimo concebível, e que ocorre salinização do solo pelo lançamento do efluente concentrado tanto no sistema Escurinha quanto no Massapê. No sistema Escurinha há indicativo de que impacto ambiental verificado adentra propriedades vizinhas, em discordância do que acontece no sistema Massapê, onde o impacto se restringe ao local de lançamento.
Descrição: NASCIMENTO FILHO, D. F. do. Avaliação da operação de sistemas de dessalinização localizados em comunidades rurais do município de Juazeirinho – PB. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24543
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deoclécio Francisco do Nascimento Filho.pdfPDF - Deoclécio Francisco do Nascimento Filho1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.