Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24554
Título: Relato de experiência no Projeto de Pausa para o Servidor: Atenção da fisioterapia do trabalho para os técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Pereira, Lucas Antônio Silva
Palavras-chave: Fisioterapia do Trabalho
Ergonomia
Promoção à saúde
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O trabalho é uma atividade fundamental e de grande destaque na vida do ser humano, a qual pode proporcionar agrado e trazer benefícios, mas também pode acarretar prejuízo seja na saúde física ou mental do trabalhador, dependendo da situação em que ocorre. Em qualquer atividade humana há riscos que podem comprometer a saúde, a segurança, o bem-estar das pessoas e a produtividade da empresa, a depender da sua intensidade e do tempo de exposição. É com isso em mente que a Fisioterapia do Trabalho e o estudo na ergonomia atuam, agindo na atenção e promoção à saúde, seja de forma a atuar na prevenção quanto no cuidado pós-acometimento de uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). O objetivo deste trabalho é apresentar através do relato de experiência no projeto de extensão: “Pausa para o servidor: Atenção da fisioterapia do trabalho para os técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior” os resultados obtidos nas ações de promoção de saúde implementadas para os servidores técnicos administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este projeto contempla etapas de diagnóstico e intervenção individual e coletiva com os técnicos administrativos. O projeto foi realizado inicialmente com sete técnicos administrativos da PROGEP (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas) da UEPB e após um determinado tempo foi dado continuidade com apenas quatro técnicos. Teve duração de um ano, iniciado em março de 2017 e finalizado em fevereiro de 2018, sendo assim dividido em dois períodos letivos, o que totalizou em 20 semanas de intervenção com 2 atendimentos por semana e com duração de 1 hora. A implantação deste projeto foi relevante para o processo de aprendizagem mutuo através da interação dos acadêmicos de fisioterapia com os servidores técnicos administrativos, apontando para a dimensão e o alcance social dos resultados obtidos, garantindo efetiva discussão e participação nos processos de trabalho.
Descrição: PEREIRA, L. A. S. Relato de experiência no Projeto de Pausa para o Servidor: Atenção da fisioterapia do trabalho para os técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24554
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Antônio Silva Pereira.pdfPDF - Lucas Antônio Silva Pereira761.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.