Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24556
Título: Estimulação magnética transcraniana repetitiva associada à fisioterapia neurofuncional sobre a função motora no acidente vascular cerebral: Ensaio clínico randomizado
Autor(es): Ferreira, Mayara da Costa
Palavras-chave: Função motora
Acidente Vascular Cerebral
Estimulação Magnética Transcraniana
Fisioterapia Neurofuncional
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como uma alteração da circulação cerebral que ocasiona um déficit transitório ou definitivo no funcionamento de uma ou mais partes do cérebro, podendo ocorrer de forma isquêmica ou hemorrágica, resultando em perda de função neurológica. A Fisioterapia dispõe de métodos cinesioterapêuticos aplicados a Neurologia que vêm sendo utilizados para estimular a reorganização neural. Assim como, a Estimulação Magnética Transcraniana, uma técnica de estimulação cerebral não invasiva que possui mecanismo de contribuição na recuperação da função motora, relaciona-se a plasticidade neurológica, melhorando o desempenho de regeneração motora em pacientes pós-AVC. Objetivo: Investigar o efeito modulador da terapia combinada através da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva e Fisioterapia Neurofuncional sobre a função motora em hemiparéticos acometidos por AVC em fase crônica. Metodologia: Tratou-se de um estudo clínico randomizado, descritivo e analítico, com abordagem qualiquantitativa. A amostra foi por acessibilidade, composta de indivíduos com diagnóstico clínico de Hemiparesia decorrente de AVC em fase crônica. Os indivíduos foram divididos em dois grupos, sendo um grupo experimental e um grupo controle, os quais corresponderam: EMTr ativa + Fisioterapia Neurofuncional e EMTr simulada + Fisioterapia Neurofuncional. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha de Avaliação Sociodemográfica e Clínica, Escala de Rankin Modificada, Medida de Independência Funcional e Escala de Mobilidade e Equilíbrio de Tinetti. Resultados: Os resultados encontrados mostraram que houve melhora nas médias das avaliações de independência funcional e mobilidade e equilíbrio, porém a significância estatística expressou-se apenas na mobilidade e equilíbrio para o grupo ESFN e na independência funcional para o grupo EAFN. Conclusão: Após análise dos resultados, é possível sugerir que a terapia combinada (EMTr + FN) foi capaz de promover aumento da independência funcional, mobilidade e equilíbrio.
Descrição: FERREIRA, M. da C. Estimulação magnética transcraniana repetitiva associada à Fisioterapia neurofuncional sobre a função motora no acidente vascular cerebral: Ensaio clínico randomizado. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24556
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara da Costa Ferreira.pdfPDF - Mayara da Costa Ferreira1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.