Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24558
Título: Descruzamento de dente anterior permanente utilizando pista direta planas – relato de caso
Autor(es): Medeiros, Joyce Dantas de
Palavras-chave: Má oclusão
Ortodontia
Dentição permanente
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A mordida cruzada anterior caracteriza-se por um relacionamento vestíbulo-lingual anormal entre os incisivos superiores e inferiores. Quando esta ocorre nas fases das dentaduras decídua ou mista, é coerente a indicação de tratamento precoce, para que alterações de base óssea não se instalem no sistema estomatognático em desenvolvimento. O diagnóstico correto e o tratamento precoce são fundamentais para se obter equilíbrio oclusal, estético e funcional. Dentre as modalidades de tratamento, as Pistas Diretas Planas constituem uma opção simples e eficaz, baseando-se nos conceitos de reabilitação neuro-oclusal. Baseado nisso, objetivou-se a correção de uma mordida cruzada anterior dentária em dente permanente, utilizando a técnica de Pista Direta Planas. O tratamento consistiu na instalação da mesma, que foi confeccionada em resina composta em borda incisal do dente permanente cruzado, analisando-se distribuição e homogeneidade dos pontos de contato com o dente oposto, bem como a manutenção dos movimentos de lateralidade. Todas as orientações e cuidados a serem tomados foram explicados. Após um período de sete dias, o paciente retornou ao atendimento com o dente descruzado e a correção completa da mordida foi obtida após quinze dias. O paciente foi acompanhado por dois meses após o tratamento, e também, recentemente, após um ano da instalação, não apresentando nenhuma alteração patológica relacionada à modalidade de tratamento utilizada. Concluiu-se que o uso das PDP apresenta resultados favoráveis para a resolução de mordida cruzada dentária anterior em dentição permanente, além disso, caracteriza-se por ser uma técnica simples, de baixo custo e fácil execução, possível de ser replicada no serviço público.
Descrição: MEDEIROS, J. D. de. Descruzamento de dente anterior permanente utilizando pista direta planas – relato de caso. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24558
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Dantas de Medeiros.pdfPDF - Joyce Dantas de Medeiros2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.