Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24562
Título: Conhecimento e utilização dos protocolos de atenção às mulheres em situação de violência por enfermeiros da atenção primária à saúde
Autor(es): Morais, Priscila de Araújo
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Violência contra a mulher
Políticas públicas em saúde
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Por meio da consulta de enfermagem, os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde devem buscar reconhecer e acolher as mulheres vítimas de violências, bem como realizar atendimento integral e humanizado nas situações em que têm os direitos sexuais e humanos violados. O Protocolo de Saúde da Mulher é importante estratégia para este cuidado por ser um instrumento da saúde, com vistas a conduzir melhor os profissionais à promover, prevenir, recuperar e reabilitar a saúde das usuárias. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o nível de conhecimento e a utilização dos enfermeiros acerca dos protocolos de atenção básica na assistência às mulheres em situação de violências. A sua construção fundamentou-se no método qualitativo de abordagem. A coleta de dados teve como instrumento um questionário sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada com questões abertas. A amostra foi composta por 39 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Os resultados revelam que os enfermeiros não referiram o uso de protocolos na execução de cuidados às mulheres vítimas de violências. Em síntese, que a maioria dos profissionais não realiza esse atendimento por questões de insegurança e despreparo. Limitados à aproximação com a comunidade, as vítimas dependentes financeiras do agressor, uso de álcool e drogas. É importante e fundamental que, uma vez implementado o atendimento às mulheres vítimas de violências no protocolo de saúde da mulher, o uso desta ferramenta de trabalho, seja propulsora de um novo olhar profissional.
Descrição: MORAIS, P. de A. Conhecimento e utilização dos protocolos de atenção às mulheres em situação de violência por enfermeiros da atenção primária à saúde. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24562
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila de Araújo Morais.pdfPDF - Priscila de Araújo Morais693.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.