Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24563
Título: Influência do Índice de Massa Corporal no diagnóstico por termografia em região maxilofacial
Autor(es): Farias, Nicolli Cardoso
Palavras-chave: Termografia
Índice de Massa Corporal
Diagnóstico por imagem
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A termografia é um exame de diagnóstico complementar, pois tem potencial para avaliar principalmente alterações fisiológicas, no entanto o tecido adiposo, que consiste em um isolante térmico natural do corpo humano, pode atenuar a temperatura emitida pelo corpo em determinadas regiões. Neste contexto, o presente estudo objetivou analisar a influência do IMC para o diagnóstico maxilofacial em determinadas regiões de interesse por meio da termografia infravermelha. O estudo foi do tipo transversal, com base em exames termográficos de 85 pacientes atendidos no laboratório de termografia infravermelha, situado no departamento de odontologia da UEPB, em mesmo parâmetro de temperatura ambiente (≈ 23°C) e umidade relativa do ar (≈ 50%). Os pacientes foram divididos em dois grupos segundo o IMC, considerado adequado quando <25 (n=45) e acima do peso (n=40) quando >25. Os dados térmicos das ROIs (regiões de interesse) obtidos de termogramas em norma lateral dos referidos pacientes foram analisados por avaliador previamente calibrado utilizando o software FLIR Tools 6.4. Os dados foram tabulados e a análise estatística, no software SPSS, comparou as médias térmicas dos ROIs através do teste T de student. Os ROIs avaliados no Temporal anterior, Masseter médio e Masseter inferior apresentaram menor valor médio no grupo com IMC com sobrepeso, resultado também significante no masseter médio e inferior quando avaliado sob temperatura adimensional. Conclui-se que a depender da região anatômica facial, pacientes com IMC com sobrepeso por apresentar gordura subcutânea reduziu diretamente a temperatura da pele.
Descrição: FARIAS, N. C. Influência do Índice de Massa Corporal no diagnóstico por termografia em região maxilofacial. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24563
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nicolli Cardoso Farias.pdfPDF - Nicolli Cardoso Farias2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.