Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24578
Título: Irritação infantil e estresse familiar estão associados a dor de dente
Autor(es): Souza, Emilly Gabrielle Carlos de
Palavras-chave: Saúde bucal
Cárie dentária
Má oclusão
Traumatismo dentário
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre dor de dente, irritabilidade da criança e aborrecimento familiar. Métodos: Um estudo transversal foi realizado com 833 crianças de três a cinco anos de idade de pré-escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Os pais responderam aos questionários com dados sociodemográficos (sexo, idade, tipo de pré-escola, escolaridade dos pais/responsáveis e renda familiar mensal) e histórico de dor de dente da criança. A irritabilidade da criança e o aborrecimento familiar foram avaliados a partir de questões da Escala de Impacto da Saúde Bucal na Primeira Infância (ECOHIS. Após a aplicação dos questionários, as crianças foram submetidas a um exame clínico por 2 examinadores devidamente calibrados. Todas as crianças foram diagnosticadas quanto à cárie dentária, atividade de cárie dentária, traumatismo dentário e má oclusão. Uma análise descritiva foi realizada e em seguida a análise de regressão de Poisson (α = 5%). Resultados: A prevalência de irritabilidade da criança devido condições bucais foi de 16,1% e o aborrecimento familiar esteve presente em 19,1% da amostra. Após análise dos dados, apenas a variável histórico de dor de dente permaneceu associada no modelo final à irritabilidade da criança (RP= 9,77; IC95%: 6,22-15,33) e ao aborrecimento familiar devido condições bucais (RP= 3,18; IC95%: 2,34-4,31). Conclusão: A dor de dente está associada a irritação da criança e aborrecimento familiar. As condições socioeconômicas não exerceram influência no aparecimento desses sentimentos.
Descrição: SOUZA, E. G. C. de. Irritação infantil e estresse familiar estão associados a dor de dente. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24578
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emilly Gabrielle Carlos de Souza.pdfPDF - Emilly Gabrielle Carlos de Souza1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.