Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24587
Título: Estratégia Saúde da Família: Atuação do enfermeiro no acompanhamento pré-natal: Relato de experiências
Autor(es): Lima, Ingrid Alves Araújo de
Palavras-chave: Saúde da Família
Atuação do enfermeiro
Pré-natal
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O acompanhamento pré-natal tem o intuito de acolher a mulher desde o início da gestação até o parto e puerpério, com o objetivo de fornecer e garantir o bem-estar da mãe e do recém-nascido e o enfermeiro configura-se como indispensável para que este seja realizado com qualidade. Este trabalho teve como objetivos relatar as vivências e percepções de uma acadêmica do curso de enfermagem, com enfoque nas consultas de acompanhamento pré-natal e como objetivos específicos avaliar a atuação do enfermeiro no acompanhamento pré-natal com base na vivência durante o estágio. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A pesquisa desenvolveu-se como de campo, por meio da investigação empírica, de forma qualitativa. Realizada durante os meses de março e abril de 2019, em uma Unidade Básica de Saúde da Família, no distrito de Galante da cidade de Campina Grande na Paraíba. Durante o período do estágio foram realizadas onze (11) consultas de pré-natal, onde foi possível observar através das ações desenvolvidas que o enfermeiro possui papel fundamental no que se refere a fornecer uma assistência de qualidade e um pré-natal eficaz, por meio de educação em saúde, escuta, diálogo, vínculo e seguindo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Conclui-se que durante o acompanhamento das consultas de pré-natal, foi possível observar e atentar o quanto é importante que o profissional frequentemente esteja se atualizando para que possa prestar uma assistência de qualidade e com integralidade. Bem como utilizar os meios possíveis para criar vínculo com a gestante, desenvolvendo uma relação de confiança e fazendo com que esta entenda a importância de realizar o pré-natal. Esta vivência possibilita um maior contato do aluno com a rotina prática de sua profissão, com as necessidades e características da população, preparando estes para ofertar uma assistência de qualidade. Como também fortalece a atuação profissional do aluno através da superação dos desafios encontrados no campo de estágio.
Descrição: LIMA, I. A. A. de. Estratégia Saúde da Família: Atuação do enfermeiro no acompanhamento pré-natal: Relato de experiências. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24587
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Alves Araújo de Lima.pdfPDF - Ingrid Alves Araújo de Lima540.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.