Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24590
Título: Propriedades terapêuticas de Morinda citrifolia Linn (RUBIACEAE): Uma abordagem etnobiológica
Autor(es): Lima, Joanna Rayelle Pereira de
Palavras-chave: Medicina tradicional
Noni
Fitoterapia
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Ao longo da história o ser humano vem utilizando as plantas de diferentes formas, dentre elas, a fitoterapia, estreitando assim a relação humano-natureza com práticas de autocuidado. Morinda citrifolia Linn é uma pequena árvore da família Rubiaceae, que possui um fruto popularmente conhecido como “Noni”, que está tendo um crescente consumo por determinadas populações devido aos seus supostos benefícios à saúde. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo analisar como consumidores de Morinda citrifolia fazem seu uso e para que finalidades terapêuticas, no município de Campina Grande/PB. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa exploratória, de caráter quanti-qualitativo, por meio de questionário semiestruturado. As análises quantitativas foram realizadas a partir da estatística descritiva básica; as qualitativas, a partir de técnicas da “análise de conteúdo”. Os dados corroboram nossas hipóteses de que dentre as propriedades terapêuticas indicadas pelos usuários do “noni”, a mais comum está associada aos aspectos antitumorais, e que a origem desse saber popular sobre as propriedades terapêuticas do “noni” se dá no dia-a-dia, através da observação e da experiência. Tais saberes podem vir a favorecer estudos prospectivos sobre essa planta, podendo aliar seu uso na medicina tradicional com a medicina clínica.
Descrição: LIMA, J. R. P. de. Propriedades terapêuticas de Morinda citrifolia Linn (RUBIACEAE): Uma abordagem etnobiológica. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24590
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanna Rayelle Pereira de Lima.pdfPDF - Joanna Rayelle Pereira de Lima1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.