Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24593
Título: “Maternidade atípica” e logoterapia: Uma análise do sentido do sofrimento em postagens de perfis de Instagram de mães de criança(s) com autismo
Autor(es): Cruz, Júlia Vintilia Silva
Palavras-chave: Sentido do sofrimento
Transtornos do Espectro Autista - TEA
Logoterapia
Relações familiares
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A presença do Transtorno do Espectro Autista na família pode acarretar estressores considerados como um fator gerador de sofrimento para a mesma, principalmente, no que se refere ao impacto do diagnóstico. Entretanto, evidencia-se a possibilidade de encontrar estratégias de enfrentamento que auxiliem os familiares a lidar de forma mais saudável diante dessa situação. A percepção de um sentido no sofrimento, conceito elaborado por Viktor Frankl fundador da Logoterapia, pode ser considerado como uma dessas estratégias. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar, à luz da logoterapia, o sentido do sofrimento em postagens de perfis de instagram de mães de criança(s) com autismo. Na coleta de dados, realizou-se uma busca destes perfis e, dentre eles, três foram selecionados, e analisadas dezessete postagens ao todo. Para análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo na modalidade de análise temática proposto por Bardin. Os resultados indicam que a descoberta do diagnóstico de um filho com autismo fez um percurso desde o impacto do diagnóstico, colocando as mães diante de uma condição de sofrimento permeada pelo luto, até o momento da ressignificação deste contexto, por meio do encontro com o sentido, o qual a Logoterapia entende que pode ser realizado em cada situação vivenciada, inclusive aquelas permeadas de sofrimento. Conclui-se que apesar da vivência de uma situação adversa, as mães adotaram uma forma de enfrentamento a partir do encontro de um sentido na mesma e, por mais que esse fato não possa extinguir o sofrimento, o tornou menor quando comparado aos aspectos positivos que foram vistos e vivenciados diante deste contexto que se tornou significativo.
Descrição: CRUZ, J. V. S. “Maternidade atípica” e logoterapia: Uma análise do sentido do sofrimento em postagens de perfis de Instagram de mães de criança(s) com autismo. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24593
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julia Vintilia Silva Cruz.pdfPDF - Julia Vintilia Silva Cruz809.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.