Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24595
Título: Atenção à saúde mental em cidades rurais: Avaliação dos serviços por profissionais da atenção básica
Autor(es): Costa, Karolina Mirella Oliveira Pereira
Palavras-chave: Ruralidades
Saúde mental
Atenção básica
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção de profissionais da Atenção Básica sobre os serviços e ações em saúde mental em cidades rurais das quatro macrorregiões de saúde do estado da Paraíba, a partir do quadro teórico da vulnerabilidade. Participaram 40 profissionais de saúde com idades variando de 23 a 67 anos (M=37,4; DP=10,54), sendo a maioria do sexo feminino (33 profissionais). Foram utilizados como instrumentos um questionário sócio laboral e entrevista semiestruturada. Os dados referentes ao questionário sociolaboral foram analisados através de estatística descritiva. Já os dados das entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo do tipo Categorial Temática. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou a emergência de 202 unidades de conteúdos, as quais formaram quatro categorias temáticas (Caracterização da demanda, Pessoas com Transtornos Mentais Comuns, Atendimento na Atenção Básica e Atendimento na cidade) e 16 subcategorias. Verificou-se uma preocupação em identificar a demanda em saúde mental, porém, na maioria dos casos, essa prática não implica na responsabilização da equipe pelo usuário em sofrimento psíquico. Essa identificação é seguida de encaminhamentos e/ou prescrição medicamentosa. Tais práticas não têm favorecido intervenções orientadas por uma perspectiva territorial, a qual convida o profissional a considerar as múltiplas determinações e singularidades dos modos de vida, que reverberam nas formas de adoecimento e sofrimento, bem como nas possibilidades de suporte e cuidado.
Descrição: COSTA, K. M. O. P. Atenção à saúde mental em cidades rurais: Avaliação dos serviços por profissionais da atenção básica. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24595
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karolina Mirella Oliveira Pereira Costa.pdfPDF - Karolina Mirella Oliveira Pereira Costa546.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.