Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24599
Título: Cartilha informativa sobre as práticas integrativas e complementares para os usuários do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Campina Grande – PB
Autor(es): Cavalcanti, Raquel Nascimento
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde - SUS
Atenção Primária em Saúde
Práticas Integrativas e Complementares
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são caracterizadas como um conjunto de práticas e ações terapêuticas baseadas em conhecimentos tradicionais, com métodos singulares de diagnóstico e tratamento que objetivam o cuidado integral do paciente, por meio de abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação de saúde. A partir da aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) pelo Ministério da Saúde, as PICS tornaram-se oficializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje são ofertadas 29 modalidades de PICS no SUS. O objetivo deste trabalho é a construção de uma cartilha informativa abordando as PICS que serão inclusas no Centro de Práticas Integrativas, Complementares e Naturais em Saúde de Campina Grande, para os possíveis usuários deste serviço. Foi realizada uma revisão literária onde foram utilizados como base de dados: Lilacs, Scielo, sobre os descritores correlatos, no período de 2009 a 2019. Através do conhecimento sobre as PICS, os usuários terão a oportunidade de participar e ser os responsáveis no processo de melhora do seu quadro clinico, assim como a liberdade de escolha da PIC que mais lhe convém no seu processo de recuperação da saúde.
Descrição: CAVALCANTI, R. N. Cartilha informativa sobre as práticas integrativas e complementares para os usuários do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Campina Grande – PB. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24599
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Nascimento Cavalcanti.pdfPDF - Raquel Nascimento Cavalcanti1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.