Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24612
Título: Prancha temática como auxílio para o ensino da tabela periódica
Autor(es): Muniz, Cecília Elisa de Sousa
Palavras-chave: Ensino de Química
Tabela Periódica
Prancha temática
Deficiência intelectual
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O ensino-aprendizagem dos conteúdos de química é um desafio para a maioria dos estudantes do ensino médio, devido ao nível de complexidade de muitos conteúdos, a compreensão efetiva dos mesmos torna-se mais difícil. E quando nos referimos a alunos com deficiência intelectual (DI), as dificuldade no ensino-aprendizagem dos conhecimentos de química toma uma proporção ainda maior, uma vez que alunos com DI apresentam limitações cognitivas que os impedem de aprender com a mesma rapidez que os demais estudantes conteúdos de cunho mais abstrato, como é o caso dos de química. Por isso é importante que o professor de química do ensino regular desenvolva metodologias alternativas e recursos didáticos-pedagógicos que alcancem esse grupo de alunos especiais e garanta que eles tenham uma aprendizagem semelhante ao dos demais alunos, que não possuem nenhuma necessidade educacional especial (NEE). Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo confeccionar um recurso alternativo de comunicação (prancha temática) para auxiliar o professor de química no ensino do conteúdo de tabela periódica à alunos com DI. A prancha temática é recurso didático-pedagógico promissor que através de sucessões de figuras cria um conjunto de pistas mentais que contribui para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com DI. A confecção da prancha temática se deu por meio do software Picto4me que foi utilizado na escolha e disposição das figuras de maneira lógica e compreensível para o aluno. Dentro da prancha temática trabalhou-se vários tópicos referentes ao conteúdo de tabela periódica (organização e classificação periódica dos elementos químicos, camadas eletrônicas, nomenclatura das famílias, configuração eletrônica, níveis energéticos, orbitais eletrônicos e as propriedades periódicas- raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica) na sequência cronológica adotada pelos livros didáticos de química. A prancha temática foi aplicada a um aluno com deficiência intelectual que cursa no ensino regular o 1° ano do ensino médio. Por meio de um exercício/questionário, aplicado antes e depois da utilização da prancha temática como ferramenta de ensino, avaliou-se o efeito do emprego da mesma na aprendizagem do conteúdo pelo o aluno com DI. Como resultado verificou-se um aumento no índice de acerto das questões dispostas no exercício de 59% para 88%, demonstrado que o uso do recurso didático é uma ferramenta útil no ensino de química a alunos com DI. A prancha temática, objeto de estudo desta pesquisa, também foi apresentada a um grupo de discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba para avaliar a percepção desses futuros professores quanto a utilização do recurso didático proposto no ensino de química. Todos os discentes relataram ser viável a utilização da prancha temática como recurso didático no ensino de tabela periódica não só a alunos DI mas também alunos com outras NEE.
Descrição: MUNIZ, C. E. de S. Prancha temática como auxílio para o ensino da Tabela Periódica. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24612
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cecília Elisa de Sousa Muniz.pdfPDF - Cecília Elisa de Sousa Muniz2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.