Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24622
Título: A crença no mundo justo e a responsabilização secundária das pessoas que tem depressão
Autor(es): Lima, Ana Luiza Silva
Palavras-chave: Depressão
Crenças
Responsabilização
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Essa pesquisa, realizada no curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada em Campina Grande – PB, teve como objetivo investigar, entre os estudantes, como estes identificam os sintomas de depressão, além de suas crenças sobre a etiologia. Foram usados os instrumentos: Beck Depression Inventory–II (BDI-II) como medida de autoavaliação de depressão; o General Just World Scale (GeJWS), para medir o grau de adesão à crença no mundo justo; um questionário estruturado, que incluiu apresentação de vinheta descrevendo uma pessoa com depressão, segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders-IV (DSM-IV) e a Classificação Internacional de Doenças-10 (CID-10); a atribuição de causas foi avaliada mediante apresentação de 18 possíveis causas; e dados sociodemográficos para caracterização da amostra. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS), e em seguida, efetuou-se análises estatísticas descritivas (média, frequência, desvio-padrão, porcentagem) e cálculos correlacionais, a fim de analisar a relação entre a atribuição de causas da depressão e a crença no mundo justo, como uma teoria que consiste na suposição de que o indivíduo tem uma motivação para acreditar que cada um tem o que merece. Os resultados indicaram que mais da metade dos estudantes reconheceu, na vinheta, a existência de depressão, sendo as causas de natureza psicossocial as consideradas como mais relevantes. Além disso, os cálculos de correlação mostraram que os estudantes não estão responsabilizando o indivíduo pelo seu adoecimento.
Descrição: LIMA, A. L. S. A crença no mundo justo e a responsabilização secundária das pessoas que tem depressão. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24622
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Luiza Silva Lima.pdfPDF - Ana Luiza Silva Lima695.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.