Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24623
Título: A presença ignorada de si: Agressividade, inautenticidade e vazio existencial na construção da masculinidade
Autor(es): Leal, Lindalberto Antônio Araújo
Palavras-chave: Logoterapia
Agressividade
Inautenticidade
Masculinidade hegemônica
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: A presente pesquisa de caráter bibliográfico visou compreender a condição do ser homem, observada a partir do modelo hegemônico de Connel (1995;2013), que impõe uma hierarquização de gênero. Essa hierarquia envolve e caracteriza uma condição de sofrimento do homem, que invisível a este se desvela em amizades e relacionamentos superficiais e a um linguajar destituído de expressões de afetos para com os outros e além disso limitam as expressões masculinas à atos agressivos e competitivos. Ao tentarem se manter ou se colocar como superiores uns aos outros numa atuação ilusória de tentar se adequar a expectativas irreais e que contradizem as suas próprias limitações e anseios, os homens estruturam sua identidade sobre alicerces frágeis, se utilizando da agressividade como um modo de subsistir no mundo, que acarreta em modos de ser prejudiciais a si mesmo e aos seus pares, possibilitando o surgimento de preconceitos e atitudes estereotipadas, que culminam em atos violentos contra mulheres e a indivíduos homoafetivos. Frente a isso, resgatar o caráter e unicidade do sujeito se faz necessário, nesse ponto através da ideia de autotranscedência da Logoterapia do médico e psiquiatra vienense Viktor Frankl (1905-1997), na qual o homem pode ir além de si mesmo e se posicionar diante dos condicionantes externos que caracterizam uma postura inautêntica diante do mundo.
Descrição: LEAL, L. A. A. A presença ignorada de si: Agressividade, inautenticidade e vazio existencial na construção da masculinidade. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24623
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindalberto Antônio Araújo Leal.pdfPDF - Lindalberto Antônio Araújo Leal905.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.