Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24631
Título: Práticas corporais de aventura na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Autor(es): Sousa, Mariana Martins de
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Práticas Corporais de Aventura - PCA
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com campo de atuação na Escola Estadual Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB, onde foi realizado o processo de relatar a experiência vivenciada no estágio III e tornar as aulas de educação física mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos alunos, através dos conhecimentos transmitidos. Além disso, pude encontrar várias dificuldades, inclusive que na escola pública tudo precisa ser adaptado, pois não existe a valorização dos recursos materiais e nem a valorização do professor, falta de equipamentos de áudio visual, além da ausência de vários alunos e a falta de aulas práticas. Sendo assim a descrição da prática ocorre segundo o ponto de vista do docente e foram apresentadas relatos sobre as vivências no estágio. É sobre a prática do professor que recaem as mais importantes observações, pois é nela que estão colocadas as ações de ensino e aprendizagem voltadas à Educação de Jovens e Adultos. É importante compreendermos como se dão as relações de ensino/aprendizagem na EJA, identificando suas características, quanto à metodologia, dificuldades e relações sociais implícitas nesse processo, vendo-a como uma política pública para responder à demanda de jovens e adultos que por motivos diversos não concluíram ou não tiveram acesso à educação institucionalizada. A metodologia utilizada baseou-se em aulas teóricas, tendo como abordagem principal: Práticas Corporais de Aventura. Onde foram realizadas vivencias com esportes radicais e de aventura, além de trabalhar o preconceito e o racismo, a qualidade de vida e o estilo de vida saudável nos alunos da educação para jovens e adultos (EJA). O método utilizado incentivou a socialização e interação dos alunos entre si. Logo, foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiências. A partir deste trabalho, foi compreendida a prática pedagógica docente na EJA, identificando elementos que caracterizam, quanto à metodologia, aprendizagens, dificuldades e relações humanas (professor/aluno). Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o meu processo de formação incentivando à docência.
Descrição: SOUSA, M. M. de. Práticas corporais de aventura na Educação de Jovens e Adultos – EJA. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24631
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Martins de Sousa.pdfPDF - Mariana Martins de Sousa889.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.