Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2465
Título: A imagem da genealogia feminina em A casa dos espíritos, de Isabel Allende
Autor(es): Barros, Josyanne Fernandes
Palavras-chave: Análise Literária
Mulher-Literatura
Literatura Chilena
Romance
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A necessidade por descobrir uma identidade própria e fugir dos estereótipos, socialmente, construídos sobre o que é ser uma mulher tem sido uma questão totalmente instigadora da classe feminina. Desde o século passado até os dias atuais, as mulheres vêm buscando a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a garantia da participação da mulher na sociedade de forma equivalente a dos homens e, acima de tudo, as mudanças na concepção, naturalizada de que a mulher é mais frágil que o homem. As várias fases no processo de evolução e de representação dos papéis desempenhados e adotados pelas mulheres, ao longo da história serviram de influência para a realização deste trabalho. Nosso trabalho tem como objetivo analisar a questão do Feminino na obra A casa dos espíritos, da escritora Isabel Allende, bem como a questão da escrita feminina em torno das personagens Nívea, Clara, Blanca e Alba e de como estas representam a busca das mulheres por uma identidade feminina e por sua emancipação na sociedade e no universo literário. Nossa fundamentação teórica esta calçada à luz de Zolin (2005) na questão do Feminino na questão da escrita feminina, Chevalier e Gheerbrant (2002) nos aspectos simbológicos, como também nas teorias de Corseuil (2003) e Xavier (2003) no que tange os estudos comparativos entre literatura e cinema. A análise nos mostra que com as reivindicações feministas de igualdade entre homens e mulheres e com suas críticas a sociedade patriarcal burguesa, a mulher foi aos poucos conseguindo realizar grandes mudanças nos padrões de conduta social, dando novo status às mulheres e tornando as diferenças entre os sexos cada vez menos perceptíveis, seja no trabalho seja na vida cotidiana. E, ainda, o tema mulher e literatura tem conseguido um espaço bastante relevante no meio acadêmico.
Descrição: Barros, J. F. A imagem da genealogia feminina em A casa dos espíritos, de Isabel Allende. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2465
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josyanne Fernandes Barros.pdfJosyanne Fernandes Barros663.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.