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Título: Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação de produção audiovisual para intervenções em saúde – Zikamob
Autor(es): Costa, Emily Galdino da
Palavras-chave: Arbovírus
Educação em saúde
Teorias de Mudança de Comportamento
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as ações de intervenção e Educação em Saúde alcançam melhor desempenho quando fundamentadas nas teorias de mudança de comportamento, com uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento e validação da Escala de Avaliação de Produção Audiovisual (EAPA) para uso em intervenções educativas. Foram analisados 100 vídeos de até 90 segundos de duração, produzidos por estudantes do Ensino Médio de Campina Grande, Nordeste do Brasil. A EAPA contém vinte afirmativas, agrupadas em cinco seções, sendo dezesseis delas fundamentadas nos constructos das teorias cognitivas de mudança de comportamento e quatro referentes à análise subjetiva. Foram considerados os constructos da Teoria Social Cognitiva (aprendizagem observacional; facilitadores) ou outros constructos, como efeito do halo e conforto cognitivo, propostos por Daniel Kahneman na obra “Rápido e Devagar”. Verificou-se que, das vinte afirmações, 15 delas não tiveram diferença significativa entre diferentes avaliadores; tendo sido obtido o valor de 0,941 para Alfa de Cronbach, mostrando excelente confiabilidade interna da EAPA. Em média, 22 (33,8%) dos vídeos receberam pontuação maior do que 60 pontos, indicando que contribuem completamente para a mudança de comportamento da população em relação às arboviroses; 28 (41,3%) contribuem satisfatoriamente; 15 (22,9%), parcialmente e de um a dois vídeos foram pontuados com valores menores do que 19 pontos. Foi realizado Teste de Mann-Whiney (Teste U) para comparar as frequências observadas de cada uma das categorias entre os avaliadores (p<0,05), não sendo observadas diferenças significativas. Ou seja, a proporção de vídeos classificados em cada uma das categorias de avaliação não foi diferente entre os avaliadores individualmente ou em agrupados em duplas. Ao todo, 12% dos vídeos receberam pontuação máxima em relação ao escore total e escore subjetivo. A EAPA é, portanto, uma ferramenta de avaliação de conteúdo audiovisual que pode ser utilizada em intervenções educativas em saúde, tendo sido verificada boa confiabilidade interna do instrumento. A escala permite avaliar qualquer conteúdo, classificando a produção em categorias que revelam seu potencial para promover mudança de comportamento na população.
Descrição: COSTA, E. G. da. Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação de produção audiovisual para intervenções em saúde – Zikamob. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24650
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